INSTITUTO JUDÔ SHALOM
ENSINANDO O CAMINHO A VERDADE E A VIDA!
CONHEÇA FAÇA PARTE E CONTRIBUA PARA UMA GERAÇÃO MELHOR!
"Cada um de nós é importante neste processo de mudanças e transformações que o mundo e as pessoas estão vivendo, está cada vez mais difícil encontrarmos alguém com bons princípios e nossa missão é não permitir que os bons princípios morram, e preserva-los para que passem de geração a geração, pois o maior tesouro de uma pessoa ou de um povo é sua identidade."
Pr. Wherberton Carlos
BREVE HISTÓRICO
Desde quando iniciamos esse projeto em parceria com a igreja e a comunidade do bairro promorar (THE PI) tem obtido grandes resultados tanto em relação à comunidade quanto as famílias as crianças e a sociedade, de modo geral a chegada deste projeto tem contribuído para a socialização e ressorcialização de adolescentes, crianças e adultos que estavam a beira da marginalidade, ociosas e sendo alvo das drogas e traficantes que muitas vezes se colocam em pontos estratégicos da cidade. Assim surgiu a necessidade de haver algo que prendesse a atenção dos adolescentes e crianças da comunidade, foi na oportunidade então que surgiu o projeto judô Shalom em parceria com a igreja e a comunidade do bairro,gostaríamos de poder contar com ajuda de nossa prefeitura e Estado mas ainda realizamos este trabalho sem auxilio algum nem de governo prefeitura,estado ou empresas privadas.
JUDÔ FILOSOFICO
-
JUDÔ é uma atividade esportiva que não esta só ligada ao desenvolvimento físico de nosso corpo.
-
JUDÔ é por excelência um esporte educacional, formador de caráter, tem uma doutrina filosófica e espiritual marcante na vida de seu praticante.
-
JUDÔ não é apenas uma luta em que o objetivo é dobrar o adversário e força-lo a “beijar” o chão do TATAME.
-
O JUDÔ incorpora metas que vão desde a educação física, competição e adestramento espiritual.
-
O JUDÔ tem como filosofia principal a formação de pessoas educadas, mente calma, de espírito manso e corpo fisicamente preparado para o trabalho, pessoas prestativas humanas e dignas que trabalhem para o bem comum.
-
NO JUDÔ a luta não é uma demonstração de força mais sim de agilidade, velocidade, técnica e inteligência.
-
“O Judô é o caminho para o uso ideal da força espiritual e física.”
-
“Esse trino, através da pratica da defesa, ataque e concentração aperfeiçoam tanto o corpo, espírito e entrando na alma centro da moral.”
JIGORO KANO 1860/1938
NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO
O projeto judô Shalom desenvolve um trabalho cultural social e espiritual pois fazemos uso da BIBLIA SAGRADA. Através do método esportivo, educativo e bíblico com crianças, adolescentes e adultos (ambos os sexos) a partir da faixa etária de 07 anos de idade, trabalhando na formação da personalidade e auto-estima.
O objetivo geral deste trabalho é contribuir com o processo de socialização por meio dos exercícios dos bons costumes, disciplina, respeito e a amor ao próximo que é uma das bases dos ensinamentos de Jesus Cristo, no qual (Jigoro kano) fundador do judô muitas vezes espelhava seus ensinamentos, associando assim a conscientização sócia cultural e espiritual para uma sociedade dotada de pessoas capazes defazer o bem e incapazes de fazer o mal contribuindo assim para uma cidadania plena.O processo metodológico e pedagógico do (projeto judô shalom) desenvolve a educação física, adestramento espiritual, competição e defesa pessoal.As crianças, adolescentes e adultos na oportunidade da pratica descobrem seus interesses e valores podendo assim crescer como cidadãos portadores de direitos e deveres com a formação profissionalizante e social, qualificado para o mercado de trabalho pelos simpatizantes da área.
PROPOSTA CENTRAL
A proposta central do Projeto judô Shalom é a formação moral e espiritual do praticante afastando-o da rua, vícios,drogas bem como das más influencias,direcionando-os para o bem comum e social da pratica do esporte sadio e competitivo através do judô e metodologias bíblicas conduzindo assim o praticante a um encontro com Jesus cristo que ira mudar a sua vida através das ministrações e estudos da bíblia que serão aplicados pelos responsáveis indicados pelo ministério no qual fará parceria com o projeto judô Shalom para conquista de almas para o reino de Deus através desta nova visão.
OBJETIVO GERAL
Temos como meta e objetivo expandir esse trabalho a cada Cidade do Piauí e com a permissão de Deus levá-lo ao Brasil inteiro,trabalhando assim cada integrante deste projeto para que ele se sinta alguém melhor e de fato seja alguém melhor através dos ensinamentos do esporte e da Biblia.
Cremos que A Biblia sagrada surte infinitos resultados na vida cotidiana do ser humano.
Mestre Abdias Queiroz O Patrono do Judô Piauíense!
Podemos dizer que o Judô foi verdadeiramente introduzido no Estado do Piauí no ano de 1972, com a chegada do professor Abdias Queiroz, na época, contratado pela Polícia Militar do nosso Estado para ministrar aulas de defesa pessoal, para a citada corporação militar. Trouxe, junto com sua bagagem de professor, quase 30 anos de experiência e vivência nesta importante arte.
No ano seguinte, o Professor Abdias Queiroz fundava sua própria academia de Judô, com sede na Rua 13 de Maio 2103, com o nome de Clube de Lutas Fortaleza, mudando-se em 1975 para a Rua David Caldas 771/S, com o nome de Judô Clube Piauiense, onde permanece até hoje, com o nome de Training Center . Seus primeiros alunos foram seus filhos (Carlson, Hélio, Robson, Tomaz, Ubirajara, Danys, Lima, Samuel e Queiroz Filho), Francisco das Chagas Feitosa Araújo, Haroldo (já falecido) e Manoel Messias Rodrigues de Deus Pitombeira (em atividade faixa preta 1º Dan, professor da Ippon Academia).
O professor Abdias Queiroz encontrou vários obstáculos na sua escalada de implantação e divulgação deste esporte em nosso Estado. Com a crescente popularização do Judô, a procura de aficcionados deste esporte lotou as academias; isto despertou o interesse em muitos pretensos e mal preparados “professores” a abrirem academias e ensinarem Judô, objetivando única exclusivamente o lucro financeiro. Teresina não foi diferente, na época o Judô era praticado de forma deturpada por pessoas que nem sequer possuíam formação judoística. Mas aos poucos o professor Abdias Queiroz foi provando, através de um trabalho sistemático e honesto, o quanto era importante na formação do jovem, a prática do verdadeiro Judô.
Contando com um número significativo de adeptos, o prof. Abdias passou a ter como principal meta a fundação da Federação Piauiense de Judô, para que nossos atletas pudessem participar dos eventos interestaduais. Em 1981 era reconhecida e homologada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Para chegar a esta grande conquista, o prof. Abdias Queiroz contou com a colaboração de vários adeptos e admiradores do Judô, principalmente seus filhos e um de seus alunos, que foi o primeiro presidente da citada Federação Piauiense de Judô (Paulo Roberto Camuri Nunes), que teve como principal atribuição a organização e estruturação de nossa Federação. No triênio seguinte, o prof. Hélio Maia Queiroz era empossado no cargo de Presidente da Federação, com a missão de continuar o importante trabalho iniciado pelo prof. Abdias Queiroz.
Apesar de ser uma das Federações mais novas nesta modalidade no País, a partir de 1981 participou de vários eventos interestaduais a convite de Federações co-irmãs e da própria Confederação Brasileira de Judô.E foi através deste intercâmbio que o Judô piauiense cresceu e ganhou o respeito Junto aos centros mais adiantados do País.
Considerando, o curto tempo de existência, a F.P.J. já apresenta em seu quadro 25 (vinte e cinco) faixas pretas registrados, sendo um (um) 6º Dan (prof. Danys Marques Maia Queiroz – Presidente da F.P.J.), 01 (um) 5º Dan (prof. Abdias Queiroz), 01 (um) 4º Dan (prof. Abdias Queiroz Filho), 02 (dois) 3º Dan, 04 (quatro) 2º Dan e 17 (dezessete) 1º Dan. Por consequência de um trabalho de base organizado, sistemático e bem executado a F.P.J. tem alcançado relevantes conquistas em níveis Regional, Nacional e Internacional. Dentre os títulos, computa-se nos últimos 3 anos uma média de 100 medalhas regionais e 10 nacionais por ano. No quadro internacional os judocas piauienses alcançaram uma façanha nunca dantes registrada ma história do Judô nordestino, o mérito de 19 medalhas, onde se destacaram os seguintes atletas: Abdias Queiroz Filho, Expedito Falcão, Giulliano Mauricio, Eduardo Castro, Aristófanes Sousa, Gabriela Sousa, Nilo Carvalho, Benito Mussoline Neto, Átila Torres, Berto Igor, Giotto Sousa, Bruno Costa, Fernando Costa, André Castro e Luciana Caldas. Também podemos citar os atletas Carlson Queiroz, Hélio Queiroz, Robson Queiroz, Samuel Queiroz (hepta campeão Norte-Nordeste e vice-campeão Brasileiro 1984), Tomaz Benvindo Neto (3º lugar no Campeonato Brasileiro de 1984), Danys Queiroz (Tri-campeão da Copa da Amazônia), Ivan Suzuki Serpa e outros.
Analisando o que foi visto, podemos traçar uma linha de tempo do Judô no Brasil e no Piauí como abaixo: